quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

O OVO DA MINHOCA...

Três coisas definem um idiota e todos nós, sem exceção, carregamos pelo menos uma delas. Não vou facilitar para ninguém enumerando ou comentando qualquer uma delas. O preço da razão é a eterna vigilância!
 

Vivemos tempos difíceis. A propagada estabilidade econômica prostituída com financiamento público bateu de frente com a realidade de nossos gargalos sociais e econômicos e em conseqüência disso os protestos deixaram as redes sociais e ganharam as ruas.

O cidadão sem coleira partidária formou as primeiras multidões que encheram as ruas e nossos olhos. A democracia estava exposta a céu aberto. Assustados e finalmente sem palavras, os políticos assistiram o desfile pelas redes de televisão.
 

A ocasião faz o ladrão acreditam alguns e passado o primeiro impacto começaram a surgir bandeiras partidárias e grupos com seus integrantes usando máscaras. Os primeiros foram de cara hostilizados pelos manifestantes de primeira hora enquanto o segundo grupo passou sistematicamente a promover a violência, quebrando, depredando e enfrentando a polícia, que despreparada jogou todos os manifestantes na vala comum. Não temos uma polícia cidadã. Temos uma policia militar.
 

As manifestações não pararam e em cada uma delas surgia e surge ainda o grupo encapuzado, depredando, quebrando, enfrentando a polícia e agora, matando. 

A violência é o discurso do idiota. Nem sempre física, a violência encontra morada também nas palavras. Alias, registre-se, é por meio delas que o pensamento violento se reproduz e se propaga.
O idiota é o avatar perfeito para prática da violência gerada pelo ódio, este, o combustível do fracassado. Um fracasso não econômico necessariamente, mas com certeza como ser humano. 

O anonimato é em geral o uniforme do idiota que em tempos de redes sociais escapuliu de sua mediocridade individual e ganhou o mundo. A impunidade sugerida pelo anonimato despertou em alguns desses idiotas uma coragem que desconheciam para a vida.

Se na culta Europa a serpente bota seus ovos, em terras brasileiras as minhocas nada devem...

Nenhum comentário:

Postar um comentário